sábado, 8 de maio de 2010

Moradores de Cabo Frio e Rio das Ostras vivem instabilidade política

POR RAPHAEL ZARKO



Rio - Depois de terem prefeitos cassados quinta-feira, as cidades de Cabo Frio e Rio das Ostras, ambas na Região dos Lagos, vivem clima de incerteza. Ontem, em Cabo Frio, oficiais de Justiça tentaram em vão encontrar o presidente da Câmara, Alfredo Gonçalves, para fazer a intimação e dar posse ao deputado estadual Alair Corrêa (PMDB), segundo colocado nas eleições municipais. Mas, segundo informações da assessoria da Câmara, o presidente estaria de licença.
Segundo um assessor de Alair, que é ex-prefeito da cidade e poderá ser diplomado na terça-feira, haverá uma eleição interna na Câmara para que um vereador assuma o cargo, vago desde a cassação do prefeito Marcos Mendes (PSDB). Marquinhos, como é mais conhecido, também não foi encontrado ontem por oficiais de Justiça. Ele estaria no Rio.
A poucos quilômetros, Rio das Ostras vive situação distinta. O prefeito Carlos Augusto Balthazar (PMDB) está cassado, mas deu expediente ao longo de todo dia ontem na prefeitura. A assessoria jurídica do prefeito anunciou que aguarda a publicação do acordão — que pode demorar até duas semanas — para entrar com recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, que cassou o mandato dele por publicidade irregular nas eleições de 2008.
Balthazar se queixou da decisão “inédita e prejudicial” à cidade. “Tivemos um problema de invasão de terra e chamei a Guarda Municipal e a Polícia para controlar, mas os manifestantes dizem que não sou mais prefeito. Cria-se uma instabilidade política no município”, afirmou ele.
Em nota, a assessoria da prefeitura acusa o ex-prefeito e ex-aliado político Alcebíades Sabino dos Santos de persegui-lo na Justiça, por ter movido “mais de 300 ações” contra Balthazar. O presidente da Câmara de Rio das Ostras, Carlos Afonso (PSB), que assumiria a prefeitura, só deve ser notificado na segunda-feira.
FONTE: O Dia Online

Nenhum comentário: