domingo, 22 de agosto de 2010

O que é namoro?

O namoro é, antes de tudo, uma amizade que se aprofunda e sedimenta uma caminhada a dois. É o belo tempo de saudável relacionamento entre os jovens, é o tempo de conhecer e descobrir o outro para amá-lo e completá-lo para juntos construírem a família, santuário da vida.
O namoro é o tempo de conhecer o outro. Mais por dentro do que por fora. Cada um de nós é um mistério, desconhecido para o outro. Cada um veio de uma família diferente, e viveu experiências próprias, cultivando hábitos e valores distintos. Tudo isto terá que ser posto em comum, reciprocamente, para que cada um conheça a história do outro. É a sua intimidade que vai ser mostrada ao outro, nos limites e na proporção que o relacionamento for aumentando e se firmando. O amor pelo outro cresce na medida em que você o conhece melhor. Não se ama alguém que não se conhece. O amor exige cuidados e atenções especiais, um tempo para a saudade e para a escuta do próprio coração, requer ver o outro nos olhos.
Não fique cego diante do outro por causa do brilho da sua beleza, da sua posição social ou do seu dinheiro. Isto impediria você de conhecê-lo interiormente e verdadeiramente. Nesse contexto São Paulo nos lembra que, o que é material, é terreno e passageiro, mas o que é espiritual é eterno. Tudo o que você vê e toca pode ser destruído pelo tempo, mas o que é invisível aos olhos está apegado ao ser da pessoa e nada pode destruir. Esse é o verdadeiro valor.
Sabemos que o mundo diz o contrário sobre o namoro, mas Deus chama os namorados e aqueles que pretendem namorar, ao desafio da santidade, pois namoro não é só sentimento, mas uma decisão. Se existe decisão em viver bem o namoro, experimentamos o que diz o Prof. Felipe Aquino: "o casamento é um namoro que deu certo".
Um namoro no qual se vive o cativar da pessoa amada, irá com certeza gerar bons frutos. O amor não é um ato de um momento, mas se constrói a cada momento. Não se pode conhecer uma pessoa "à primeira vista", é preciso todo um relacionamento.
Namoro é tempo de sonhar os grandes sonhos, de reconhecer e de aprender o que é amor e de se preparar para amar por toda a vida.

Thaís Wenderroschy

Nenhum comentário: