segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Moradores reclamam da falta de medicamentos em Tamoios

Quem precisa dos remédios chega a fazer dívidas em farmácias para conseguir manter o tratamento.
Em Tamoios, distrito de Cabo Frio, os moradores estão insatisfeitos com a situação da saúde, Postos sem medicamentos, farmácia popular de portas fechadas, entre outros problemas. Quem precisa de medicamentos nesses lugares chega a fazer dívidas em farmácias para conseguir manter o tratamento.

A dona de casa Manoela de Souza precisa tomar oito comprimidos por dia para controlar a epilepsia. São dois tipos de medicamentos necessários para evitar as crises. Apesar da receita da rede pública de saúde de Cabo Frio, Manoela não encontra os medicamentos no Posto de Atendimento Médico de Santo Antônio e na Farmácia Popular do distrito de Tamoios. É preciso que a mãe ajude a completar os R$ 200 por mês gastos com remédios. 

O problema também acontece com a dona de casa Alexandra da Silva. A filha dela, de seis anos, sofre de um distúrbio neurológico e precisa de medicamentos para sobreviver, além das fraudas que usa diariamente.

A Coordenadora das Farmácias Populares de Cabo Frio, Maria Lúcia Morais disse que a abertura da unidade de Tamoios só depende de um contador.

O profissional contratado pela prefeitura precisa encaminhar a documentação à Secretaria Estadual da Fazenda, que é quem libera os equipamentos fiscais da farmácia. Só depois disso, que o Ministério da Saúde libera o funcionamento do local. O que, segundo a coordenadora, deve acontecer na segunda quinzena de dezembro.









Fonte : in360  
Matéria exibida no RJ INTER TV 1ª Edição

Nenhum comentário: