terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cidade pode ganhar dois novos patrimônios históricos

Lei a ser decretada pela prefeitura protegerá Biblioteca Municipal e casa do artista Carlos Scliar, garantindo que futuras gerações conheçam mais da história.


Dois pontos históricos e culturais de Cabo Frio podem se tornar patrimônio histórico. A prefeitura está para decretar a proteção por lei do prédio da Biblioteca Municipal e da casa do artista Carlos Scliar. O tombamento destes prédios fará com que eles precisem ser preservados e mantidos com as características originais. É a garantia de que as futuras gerações vão conhecer esta parte da história da cidade.

No Solar dos Massa, onde funciona a biblioteca, já circularam figuras importantes da história do Brasil, como Dom Pedro I. O casarão em estilo colonial, de linhas sóbrias e imponentes abriga um tesouro de 40 mil obras, muitas delas raras. Mas não é apenas a herança arquitetônica que fica mantida, o tombamento vale também para o acervo tanto da Biblioteca Municipal quanto da casa atelier. 

Na casa de Carlos Scliar fica tudo mantido do jeito como ele deixou. São 10 mil itens entre objetos pessoais, mobília, livros, documentos e obras de arte. O tombamento facilita a viabilização de recurso para a manutenção do local. No sábado eles inauguram a exposição Pão e Rosas Para Todos, que é uma homenagem ao artista que completaria 90 anos em 2010. 




Fonte :in360 

Nenhum comentário: