sábado, 30 de abril de 2011

Toma jeito, Jânio!

Toma jeito, Jânio!

“O jeito é Jânio”. Durante anos repeti pra muita gente esse bordão. Eu via em Jânio Mendes uma pessoa incorruptível. Via nele um homem de atitude. Pra mim o Jânio era o único político cabofriense capaz de fazer as mudanças nas quais acredito, mudanças essas que ele defendia com tanta veemência e ardor.
Aquele era um Jânio combativo e aguerrido. Aquele era um Jânio ético e arauto da honestidade. Aquele era um Jânio intransigente com a transparência na política. Aquele Jânio foi autor de dezenas de ações judiciais e de representações no Ministério Público. Aquele Jânio, que sabia o caminho da minha casa, conquistou minha confiança, meu voto e meu apoio em três eleições: duas para vereador e a eleição de 2008 para a prefeitura.
Mas agora, com muita tristeza, chego à conclusão que aquele Jânio era uma farsa, era uma personagem, criada para enganar a incautos, como eu.
Aquele Jânio nunca existiu de fato.
Aquele Jânio é o mesmo que agora nada diz e nada faz contra esse mar de corrupção na prefeitura de Cabo Frio. E tudo porque fez acordo com o prefeito.
À Jânio, somente uma coisa interessa: o seu próprio interesse. E que se dane o povo.
Jânio, eu continuo pensando daquela mesma forma que tanto conversamos.
Jânio, eu não mudei, mas infelizmente você mudou. Mudou de camisa, mudou de cara, mudou de caráter.
Jânio, você mudou radicalmente. Agora mesmo você se derreteu todo porque o governador Sérgio Cabral fez uma gracinha insinuando te apoiar para prefeito. Que vergonha! Bastou isso para que você esquecesse que num passado recente esteve ao lado dos professores e contra Cabral. Mas agora, a única coisa que interessa é o seu projeto de poder. E se Cabral é importante nesse projeto, mesmo ele sendo inimigo número um dos professores e da educação, que se danem os professores, que se dane a educação.
Jânio, eu não mudei nem a minha forma de pensar e nem de casa: continuo morando no mesmo lugar de sempre, mas parece que você esqueceu o caminho.
Jânio, eu sou o mesmo Luiz das três campanhas. E você é o mesmo Jânio do “o jeito é Jânio”? Não, lamentavelmente não é! Por isso, só me resta te mandar um recado:
“Acorda Jânio! Toma jeito, Jânio”!

Luiz Carlos de Souza, professor, do Braga

Nenhum comentário: