terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia 2 de novembro, dia de Finados

/Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas. Para alguns, a morte é o cessar definitivo da vida, seja uma vida humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos, como morte natural, doenças, acidentes ou violência.  
Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus. Quanto a morte o que sabemos é que um dia iremos morrer, ninguém fica para semente...
Mas o dia de finados é o dia de rezarmos por aqueles que amamos e se foram de junto de nós. Rezar pelos que se foram é um costume antigo, e que desde a tradição bíblica, nos primeiros séculos eram realizados pelos cristãos.
De fato, no 2º Livro dos Macabeus, capítulo 12, vers. 43 a 46, lemos: “(Judas Macabeu) tendo feito uma coleta mandou duas mil dracmas de prata a Jerusalém para se oferecer um sacrifício pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição, porque se ele não esperasse que os mortos haviam de ressuscitar, seria coisa supérflua e vã orar pelos defuntos. Ele considerava que, aos falecidos na piedade está reservada uma grandíssima recompensa. SANTO E SALUTAR ESSE PENSAMENTO DE ORAR PELOS MORTOS, para que sejam livres dos seus pecados".
 No princípio do cristianismo os cristãos visitavam as catacumbas onde haviam depositado seus amigos, entes e familiares, além de fazerem seu culto a Deus nelas, já a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração anual para recordarmos através da oração àqueles que amamos e se foram do meio de nós.
 Em todas as missas, diariamente se reza pelos falecidos, é o memento dos mortos, onde o sacerdote reza por todos aqueles que partiram para que possam contemplar a luz da face divina. Além de podermos colocar intenção, ou seja, oferecer o Santo Sacrifício da Missa por aqueles que desejarmos, é realmente um costume cristão rezar pelos que se foram.
 Especificamente no dia de finados, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas, mandam rezar Missas pelos parentes que perderam. É um dia que pode parecer triste, pois através das homenagens feitas, as pessoas recordam o momento da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade, mas com dignidade, rezam oferecendo uma grande prece de amor por aqueles que se foram.
 Esses sentimentos devem ser respeitados, pois não é fácil aprender a viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida, que estava presente em tudo, que oferecia amor, dedicação e carinho. Com certeza, todas as pessoas sentem muito a ausência dos entes  amados que se foram.
                                                               Missas:
. 7h30min na Matriz Histórica
.9h no Convento Nossa Senhora dos Anjos
.19h na Igreja Matriz Auxiliar
  
Atenção:
- Para colocar intenção pelos entes falecidos favor chegar 40 minutos antes.


Nenhum comentário: