terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Conheça um pouco da história da cidade

O catastrófico governo de José Bonifácio (1993-1996) 


















Quando José Bonifácio governou Cabo Frio (1993-1996), vários dos atuais secretários eram de seu governo e Marquinho Mendes era do PDT, o mesmo partido do prefeito. Logo, há uma continuidade desse povo do governo atual desde que  José Bonifácio foi eleito, pois eles pertencem às velhas famílias oligárquicas da cidade, que sempre estiveram unidas, à exceção do período em que Alair governou, quando apenas os Novelinos ficaram  de fora do poder. Alair era adversário histórico dessas famílias, mas se uniu a elas, em um dos maiores erros de sua vida política. 

O governo de José Bonifácio foi uma catástrofe para a cidade. Dentre alguns de seus feitos, está a falência do Colégio Aplicação e da Ferlagos, então currais eleitorais e empregatícios da prefeitura, administrados por apadrinhados, cuja política era dar descontos aos amigos do poder. Se a Ferlagos hoje existe, isso se  deve ao trabalho de saneamento hercúleo realizado por Paulo Brunner e pelo professor Sepúlveda, que a semestralizaram e baniram suas dívidas. Eu acompanhai este saneamento de perto, pois a Ferlagos à época foi se tornando forte e uma grande concorrente da UVA, onde eu trabalhava. 

Bonifácio transformou Cabo Frio numa lixeira ambulante, com lixo espalhado por todas as ruas, fato que transmitiu uma série de doenças à população. O caos higiênico era agravado pelo fato da cidade ainda ter valões abertos como dormitório de ratos e outros insetos, valões esses que Bonifácio não teve a menor preocupação em fechar.   

Mas isso não foi tudo. Bonifácio quase faliu o comércio ao fechar o centro da cidade aos carros e infernizar a vida dos que queriam trabalhar ou ir à Praia do Forte, que ficaram reduzidos às ruas vicinais. Este "grande" feito administrativo valeu-lhe o apelido de Tranca Rua à época.   

Para completar o quadro de incompetência administrativa cavalar, Bonifácio transferiu a prefeitura para a estrada de Búzios, local à época sem nenhuma estrutura, no meio do nada. Se vc quisesse ir à prefeitura tirar qualquer documento ou se lá estivesse e precisasse de uma xerox, vc estava roubado.  

Os funcionários municipais, à época, passaram fome, graças à política de arrocho salarial que Bonifácio implementou em um país dominado pela inflação galopante. 

Enfim, o governo de Bonifácio foi uma tragédia tamanha que ele nunca mais foi eleito para nada em sua vida, nem mesmo em Arraial, para onde se mudou envergonhado.

Nenhum comentário: